Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Ministério do turismo inicia pesquisa sobre turismo doméstico
19/10/2017 - 15h05


O objetivo é fazer levantamento sobre o comportamento dos turistas nacionais

Entender o perfil do viajante brasileiro para obter informações que auxiliem na formulação de políticas públicas de incentivo às viagens dentro do país. Com este objetivo o MTur - Ministério do Turismo está iniciando a pesquisa de Demanda Doméstica, com moradores de 27 capitais e de outros 110 municípios brasileiros. A ideia é cadastrar 30 mil domicílios de famílias interessadas em participar do processo.

Para Marx Beltrão, Ministro do Turismo, é necessário entender o comportamento dos turistas nacionais: o que desejam, destinos preferidos e atividades mais procuradas.

- Temos um enorme potencial de turismo doméstico e queremos avançar para garantir que cada vez mais brasileiros possam viajar pelo seu país.

Segundo o MTur a pesquisa será realizada por telefone e com a metodologia de pesquisa por Painel, pioneira no Brasil para o monitoramento da atividade do turismo. Caberá à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), realizar as ligações para coletar informações sobre viagens realizadas nos últimos 12 meses. Com os dados será possível conhecer o fluxo dos turistas e dos seus gastos entre as diferentes regiões do País. O último levantamento de turismo doméstico foi realizado em 2011.

Já Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, ressaltou que pesquisas direcionadas ao turismo são essenciais como ferramentas de entendimento do mercado e do público consumidor.

- No nosso Estado, além da Capital, foram selecionados para a pesquisa os municípios de Cabo frio, Nova Friburgo, Itaperuna, Campos dos Goytacazes e Volta Redonda. As cidades estão bem distribuídas no território fluminense, abrangendo diferentes regiões turísticas. Isso nos dará um panorama das escolhas dos moradores ao definirem seus destinos de viagem.

Em abril, o governo federal lançou o Brasil + Turismo, pacote de ações para impulsionar o turismo no país. Uma das metas é chegar, em 2022, a 100 milhões de viajantes domésticos. Atualmente são 60 milhões.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados