Programa “Rio de Janeiro a Janeiro” atenderá os municípios fluminenses
29/09/2017 - 16h41

Projeto promete movimentar o Estado o ano inteiro

O turismo é a segunda maior atividade econômica do Estado do Rio de Janeiro, correspondendo a 4% do PIB estadual. Sabendo deste potencial foi lançado, nesta sexta-feira, (29), o Programa “Rio de Janeiro a Janeiro”. Idealizado por empresários do setor de entretenimento e com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio, o projeto consiste na organização de um calendário fixo de eventos que visa movimentar, durante o ano inteiro, não apenas a Capital, mas também o interior.

O encontro, que aconteceu no Palácio Guanabara, reuniu as principais representatividades do governo federal, estadual e municipal, sociedade civil e poderes legislativo e judiciário que estão envolvidos no projeto. O calendário foi estruturado e viabilizado com o auxílio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável por avaliar os eventos que compõe o calendário.

Para o ministro da Cultura, Sergio Sá Leitão, este é o momento da recuperação estadual, onde um novo ciclo de crescimento está sendo implantado.

- É importante frisar que o calendário não abrange apenas as agendas da capital carioca. Os municípios do interior não estão de fora. Até agora 100 eventos já foram inseridos na programação, atendendo os critérios da FGV. Abriremos um novo período de inscrição de projeto do dia 16 de novembro até 15 de dezembro, no site do ministério da cultura. É a oportunidade de todos os produtores e organizados de eventos no estado receberem a chancela do "Rio de Janeiro a Janeiro".

Sérgio Sá destacou, também, que o resultado das novas atrações que serão incorporados à lista, sairá em meados de janeiro de 2018. Segundo a FGV, inicialmente a ação pretende aumentar em 20% o fluxo de turistas, gerando 170 mil novos empregos e R$ 6,1 bilhões na economia estadual.

O governador Luiz Fernando Pezão destacou a ocupação hoteleira de mais de 90% na Cidade, durante a realização do Rock in Rio, que já está inserido no “Rio de Janeiro a Janeiro”.

- O Festival lotou também os hotéis do interior, como, por exemplo, de Angra dos Reis, Paraty e Região Metropolitana durante toda a semana. Então o calendário beneficia muito a cidade, mas também beneficia a todo o estado do Rio e também o Brasil. Quando o Rio vai bem, o Brasil vai bem.

Para o secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, esse é o principal projeto para alavancar o estado e a melhor maneira de aproveitar os investimentos realizados para as Olimpíadas.

- Este é o momento de colher frutos do legado olímpico. Hoje, todo o trade turístico tem condições de atender e receber os turistas com muita qualidade. Não apenas na capital, como no interior. A secretaria já está mobilizada para auxiliar as cidades fluminenses a inscrever suas festividades para que possam fazer parte do programa. Niterói, Rio das Ostras e Paraty já estão dentro do projeto.

Os eventos que receberem a chancela do “Rio de Janeiro a Janeiro” poderão ser apoiados pelo Governo Federal, por meio de patrocínios de empresas estatais e do uso das leis federais de incentivo à cultura e ao esporte, além das leis estaduais de incentivo à cultura e ao esporte (ICMS) e do apoio financeiro e logístico da Prefeitura e do Governo do Estado.