Conselho Estadual do Turismo realiza sua reunião bimestral
10/08/2017 - 16h19

Calendário de eventos, artesanato, réveillon e carnaval são debatidos por conselheiros

Das quarenta e oito entidades com assento no Conselho Estadual de Turismo - CET, trinta e nove participaram, esta manhã, da reunião bimestral realizada na sede da Fecomércio. Na pauta, apresentações sobre novos formatos do réveillon e carnaval, eventos esportivos, Pronatec e Mapa do Turismo Brasileiro, entre outros.

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo e presidente do CET, abriu a reunião ressaltando a importância da participação maciça dos conselheiros.

- O turismo é uma atividade que congrega quase todos os setores da economia. Aqui neste Conselho temos representantes de diversas áreas. É um encontro único para acertar projetos e ações para o desenvolvimento do turismo em nosso Estado.

Michael Nagy, diretor do Rio Convention & Visitors Bureau, destacou, em sua apresentação que estão confirmados 235 eventos para o período de 2017 a 2027, que trarão mais de 1 milhão e 200 mil pessoas para o Rio de Janeiro, gerando uma receita de U$ 1,34 bilhão. Nagy anunciou, ainda, que o Riocepetur – Centro de Pesquisas e Estudos Aplicados ao Turismo da Cidade do Rio de Janeiro, site que concentra dados estatísticos do setor turístico, será relançado até ao final do mês.

O Programa de Artesanato Estadual foi outro assunto debatido na reunião. Nea Mariozz, subsecretária adjunta de Turismo e coordenadora do Programa, mostrou os resultados do trabalho executado desde que o artesanato foi absorvido pela Setur/TurisRio, em julho de 2016. O Programa já esteve em 36 municípios, cadastrando 9.757 artesãos, e em dez cidades, entregando as carteiras aos profissionais.

- Eu chamo a atenção de vocês para o trabalho realizado, porque o nosso cadastramento é, na realidade, um censo. Hoje nós sabemos todos os dados dos artífices já catalogados, desde situação socioeconômica, materiais usados e técnicas artesanais. Sabemos, também, em quais municípios, existe a Casa do Artesão, importante para que os turistas possam levar uma recordação da cidade que visitam.

No final da reunião foi realizada uma homenagem ao equipamento turístico, AquaRio. Foi entregue pelo secretário Nilo Sergio, a Martinho Ferreira Moura, presidente da ANTTUR – Associação Nacional de Transportadoras Turísticas, um dos sócios do empreendimento, um Certificado de Relevância para o Turismo, dado pela Setur-RJ, e uma Moção do CET, pela marca alcançada de 1 milhão de visitantes em apenas oito meses de funcionamento.