Programa de Artesanato Estadual incentiva artesanato de Itaguaí
03/08/2017 - 17h18

O Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo /TurisRio, esteve nesta quarta e quinta-feira, 2 e 3 de agosto, em Itaguaí, para cadastrar os artesãos locais e da região. Nestes dois dias de ação, mais de cem profissionais foram cadastrados. A finalidade da ação da Setur-RJ é reconhecer o artesanato como fonte de renda e geradora de desenvolvimento econômico.

No início do evento, a subsecretária adjunta de Turismo e coordenadora do programa, Nea Mariozz, ministrou uma palestra, apresentando aos profissionais as propostas e benefícios da ação. A coordenadora destacou a importância do cadastramento.

- Itaguaí é a 36ª cidade que o Programa visita. Nosso objetivo com a inscrição é reconhecer o perfil do artesão fluminense e assim saber a melhor maneira de fomentar e desenvolver o setor. Nossa meta é atender os 92 municípios do Estado e inscrever mais de 15 mil profissionais – destacou Nea.

Para o secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, o artesanato deve ser incentivado pelos gestores públicos, já que é um dos itens mais procurados pelos turistas.

- O artesanato ajuda a divulgar e a potencializar as peculiaridades de nossos atrativos junto aos mercados emissores. Além de gerador de receita regional, contribui para o desenvolvimento social da população. Itaguaí está localizado na Costa Verde, região turística muito atrativa do interior do nosso Estado. E assim como Angra dos Reis e Mangaratiba, cidades que o Programa já atendeu, mostrou que o artesanato faz jus as suas belezas naturais - ressalta o secretário Nilo Sergio Felix.

O cadastro, que foi realizado em parceria com a Prefeitura, aconteceu no Teatro Municipal, e contou com a presença da subsecretária de Cultura, Maria das Graças Costa e da diretora da Casa de Cultura, Valeria Teixeira. Ambas ressaltaram a importância do trabalho conjunto entre os governos municipal e estadual.

Jéssica Roberto tem 29 anos e há 15 é artesã. Assim como muitos artesãos, descobriu o dom através do incentivo de alguém da família e não parou mais. A profissional ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Governo.

- Acredito que, com o apoio do Programa, o campo de trabalho irá melhorar para os artesãos, pois há muito tempo não tínhamos nenhum tipo de assistência. Com mais reconhecimento, nós ganhamos mais confiança e autonomia para crescer.