Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Polo Gastronômico é lançado em Duque de Caxias
01/08/2017 - 13h24


Não é só de lindas paisagens e monumentos que vive uma cidade turística. A gastronomia é uma vertente que está sempre presente no roteiro dos visitantes. Uma prova disso é que em 2016, dos 880 eventos cadastrados no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo, mais de 100 foram destinados à valorização da gastronomia. Pensando nisso, alguns empresários de Duque de Caxias, se uniram e lançaram o Polo Gastronômico do município.

O Polo, que reúne 20 empresas, sendo 18 restaurantes e dois locais de cultura, tem apoio da Prefeitura, da Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e do Sindihotéis da Baixada. O secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, acredita que a gastronomia é uma vertente do turismo que precisa ser mais desenvolvida pelas cidades.

- O turismo gastronômico é uma realidade. Hoje em dia, muitos visitantes buscam por experiências mais próximas do dia a dia dos moradores e conhecer as comidas típicas reflete em uma experiência completa, uma vez que a comida é parte da identidade cultural de uma região.

As opções de pratos servidos no polo de Duque de Caxias são variados. Comida mexicana, petiscos e carnes são algumas das opções. Todos os estabelecimentos, que participam do projeto, já estão no local há mais de dois anos, mas, com o centro gastronômico, o atendimento se tornou padronizado. No local serão realizados, futuramente, festivais e promoções.

Entre os restaurante que participam, está o Boteco do Teixeira, que ficou em terceiro colocado no concurso Comida di Buteco deste ano com o prato PortugAmericano. É uma ótima oportunidade de provar o anel de cebola empanado com tiras de bacon, coberto com massa de bacalhau e recheado com cream cheese de milho.

O Polo Gastronômico de Duque de Caxias, localizado no bairro 25 de agosto, se une aos mais de trinta incentivados pelo ''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''Sebrae na Mesa''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''. O programa inclui uma consultoria do Sebrae, trabalhos de diagnóstico e planejamento, além de ações de liderança, atendimento ao cliente, noções de turismo, entre outros aspectos.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados