Setur-RJ/TurisRio recebe representantes do turismo de Araruama e Guapimirim
22/06/2017 - 17h14

Dois municípios, que representam a diversidade turística do estado do Rio de Janeiro, participaram nesta quinta-feira, 22/06, na sede da Setur-RJ/TurisRio, do estágio de familiarização. Desta vez, estiveram nas instalações do órgão estadual de turismo, as cidades de Araruama, localizada na região turística da Costa do Sol, e Guapimirim, da Serra Verde Imperial.

O projeto, que tem como objetivo aproximar os gestores municipais dos técnicos que dirigem a atividade no Estado, começou em maio e, até agora, já atendeu onze cidades. Para Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, esse intercâmbio de informações é fundamental para que a atividade turística se desenvolva de forma ordenada e com rapidez.

- Temos 92 municípios turísticos no estado do Rio de Janeiro. Grande parte deles já trabalha o turismo como um dos pilares da economia municipal. No entanto, muitos outros, ainda não conseguiram fortalecer a atividade. Nossa missão é auxiliar esses destinos a compreenderem a importância do turismo como fator de geração de emprego e renda e, consequentemente, de desenvolvimento para essas cidades.

O trabalho da secretaria estadual tem sido focado em permanente aproximação com o interior. Além do estágio de familiarização, são realizados, em todas as regiões, os Fóruns Regionais de Fortalecimento do Turismo. Na oportunidade, o secretário e todo o seu corpo técnico vão à ao interior onde são apresentadas palestras sobre assuntos de relevância para o segmento.

Os representantes de Guapimirim e de Araruama foram recebidos na parte da manhã pelos diretores das áreas de Operações, Marketing e Planejamento e Projetos. Após a reunião, onde foram discutidos vários assuntos, o grupo teve a oportunidade de visitar as diretorias e ter contato direto com os técnicos da Setur-RJ/TurisRio.

Na parte da tarde, os gestores municipais tiveram a chance de conversar com a subsecretária de Turismo e coordenadora do Programa de Artesanato, Nea Mariozz, além de conhecerem a Coordenadoria de Projetos. Em seguida, visitaram a equipe da assessoria de comunicação social e, para finalizar, foram ao gabinete do Secretário, onde receberam um certificado de participação do estágio.