Prefeitura de Búzios faz censo para confirmar quantidade de meios de hospedagem no município
14/06/2017 - 10h57

Em um primeiro levantamento a secretaria de turismo municipal identificou cerca de 700 estabelecimentos em atividades

A prefeitura de Búzios, através da secretaria municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, estima que existem mais de 700 meios de hospedagem em atividade no município. De acordo com levantamento, apenas 150 possuem alvará de funcionamento e outros 50, tem cadastro no Ministério do Turismo. Para reverter esses números um censo nos hotéis e pousadas será realizado, envolvendo as secretarias municipais de Governo e Fazenda, Planejamento e Projetos, Saúde, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Pesca, Segurança Pública e Serviços Públicos.

Cesar Fernandes, secretário municipal de Turismo de Búzios explicou que, durante o mês de junho, uma equipe de funcionários visitará os meios de hospedagem para o cadastro. Segundo ele, haverá um formulário nos tablets e os funcionários farão perguntas de diversos aspectos dos estabelecimentos. O resultado do censo será uma importante ferramenta para o desenvolvimento de ações voltadas para o setor.

Segundo Sergio Mello, diretor de Operações da TurisRio, órgão delegado pelo Ministério do Turismo para o cadastramento dos prestadores de serviços turísticos no Estado, a empresa disponibilizou uma funcionária para realizar o cadastro na secretaria de Turismo de Búzios, conforme orientação do secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix.

- O trabalho realizado é fundamental para que tenhamos uma maior formalização das empresas turísticas da cidade, com o consequente aumento na arrecadação de impostos municipais, oriundos do censo desenvolvido pela secretaria de turismo de Búzios – diz Sérgio Mello.

Thomas Weber, presidente da Associação Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB) e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindSol), comemora o projeto e afirma que ele é fundamental para saber a oferta existente na cidade e, também, para direcionar os investimentos corretos, como a divulgação do destino, além de atrair mais os turistas e eventos para a cidade.

- Esse censo vai permitir frequentes pesquisas de mercado, para sabermos, de fato, que tipo de turista está frequentando o nosso destino. É possível, que este censo seja ampliado para outros prestadores de serviços, como bares e restaurantes, ou seja, para o comércio em geral.

O município de Armação dos Búzios, localizado na região turística da Costa do Sol, é um dos roteiros preferidos por turistas. O grande fluxo de visitantes estrangeiros na região colaborou para a diversidade de restaurantes na península. A cidade conta, também, com uma ampla rede de pousadas, hotéis e grandes resorts de luxo.