Artesãos de Nova Friburgo se cadastram no Programa Estadual
17/05/2017 - 16h24

Esta etapa precede a emissão da Carteira Nacional do Artesão/Trabalhador Manual

A equipe da Secretaria de Estado de Turismo do Rio esteve presente, nesta quarta-feira, no município de Nova Friburgo. Na ocasião, foi realizado o cadastro de artífices no Programa de Artesanato do Estado do Rio. Após esta etapa, os profissionais irão receber a Carteira Nacional do Artesão/Trabalhador Manual, que oferece dentre as vantagens, cursos, oficinas e participação em feiras nacionais e internacionais.

Para Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo, cada ida a um município, tanto para cadastramento, quanto para entrega de carteiras, é um motivo de satisfação.

- Turismo e artesanato se interligam. As lembranças das viagens ficam registradas nas fotos e nas peças de artesanato que os turistas compram. Além disso, ambas as atividades são geradoras de renda e de emprego para o município.

O cadastro, que teve início às 10h da manhã, com uma palestra da coordenadora do Programa Nea Mariozz, foi encerrado às 16h. Quarenta e nove artesãos se registraram. Renato Bravo, Prefeito de Nova Friburgo, esteve presente na abertura do evento e disse que o artesanato valoriza a cultura local e cria uma identidade da região.

- O artesanato traz uma marca para o município. E esse reconhecimento é muito importante e faz com que nossa cidade tenha mais visibilidade. Por entender a importância que esse setor possui, eu proponho a criação de uma feira de artesanato ainda esse ano para Nova Friburgo.

O prefeito agradeceu ainda a equipe do Programa de Artesanato pela dedicação, esforço e carinho com que eles têm atendido aos artífices do Estado. Também estiveram presentes ao cadastro de Nova Friburgo, o Secretário de Turismo, Wilson Neves; o Secretário de Cultura, Marcos Marinas, e o Secretário de Assistência Social, Cristiano Hugenim.