Artesãos de Teresópolis recebem carteira nacional do trabalhador manual
12/05/2017 - 16h32

Programa de Artesanato Estadual, gerenciado pela Setur-RJ, já percorreu 28 municípios

Mais oitenta e sete artesãos puderam receber hoje a Carteira Nacional do Artesão/Trabalhador Manual. Desta vez os artífices de Teresópolis receberem o documento que permite, além deles terem uma identidade profissional, poderem participar de feiras nacionais e internacionais, oficinas e cursos.

A secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro é, desde julho de 2016, responsável pelo gerenciamento do Programa de Artesanato Estadual. Nilo Sergio Felix, secretário da pasta, reitera a importância do artesanato para a atividade turística.

- A maioria dos viajantes leva uma lembrança do lugar que visitou. Isso mostra claramente a interligação entre o artesanato e o turismo. As peças compradas refletem a arte e a cultura do local que aquele turista não quer esquecer. Além disso, a venda das peças permite que os artesãos movimentem a economia local, gerando emprego e renda não só para a família desse profissional, como também para toda a cidade.

O documento, entregue hoje, é uma identificação do Governo Federal, emitido após o registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Nea Mariozz, subsecretária adjunta de Turismo e coordenadora do programa de artesanato do Estado, explica que já foram cadastrados artífices de vinte e oito municípios e as idas a essas localidades têm sido intensificadas.

- Até o final deste mês iremos a, pelo menos, quinze cidades para cadastrar ou entregar carteiras. Nosso objetivo é dar, definitivamente, um documento que regulamente a atividade do artesão, um profissional de extrema importância para desenvolver a economia e preservar o patrimônio das cidades turísticas.

O prefeito de Teresópolis, Mário de Oliveira Tricano e o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Marcus Vinicius Ramos, prestigiaram o evento. Durante sua explanação, Mário Tricano, disponibilizou áreas na cidade para que os artesãos possam expor e vender seus produtos.

- Existem hoje três boxes vazios no Mercado Popular. Eles estarão à disposição de vocês para que possam mostrar e vender a sua arte. É um espaço abrigado e de grande movimento. Acredito que será bastante proveitoso. Além disso, temos ainda espaços vazios na rodoviária que serão cedidos para vocês, profissionais da arte.

O prefeito disse, ainda, que vai viabilizar com sua equipe o uso de um espaço ocioso na rodoviária para montar um centro de exposições dos artesãos. Na segunda quinzena de maio o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro estará nas cidades de Nova Friburgo, Duas Barras, Seropédica, Nova Iguaçu, Mendes e Vassouras.