Artesãos de Nilópolis são cadastrados
12/05/2017 - 10h38

A meta da Setur-RJ é percorrer os 92 municípios fluminenses

Reconhecer, identificar e mapear o rico e diversificado artesanato do Rio de Janeiro. Esse é o objetivo da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ/TurisRio) que busca, através do Programa de Artesanato Estadual, ações que visam o fomento e a consolidação da atividade que se tornou forte geradora de desenvolvimento regional.

Nesta quinta-feira (11), o programa esteve em Nilópolis, na Baixada Fluminense, e cadastrou 62 artesãos locais. O processo é um dos principais procedimentos para que o Governo do Estado possa atender a classe. No início do evento, a subsecretária adjunta de Turismo e coordenadora do programa, Nea Mariozz, apresentou os benefícios e finalidades da ação.

- Nilópolis é a 29ª cidade que atendemos e em cada uma delas, buscamos a sua identidade artesanal. Essa individualidade é importante para entendermos como a atividade pode contribuir e ser incentivada para a geração de desenvolvimento econômico - destacou Nea.

Para o secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, o artesanato é um dos itens mais procurados por visitantes brasileiros e estrangeiros. A meta da pasta é atender todo o estado.

- A atividade está ligada à função turística e o estado tem agido com esse foco de, além de reconhecer e identificar, credenciar esses trabalhadores. Iremos atender a todos os 92 municípios fluminenses, e tenho certeza de que vamos alcançar nossa projeção de aproximadamente 15 mil pessoas inscritas no programa – falou o secretário.

A secretária de Turismo de Nilópolis, Patrícia Gripp, agradeceu ao Governo do Estado pela valorização do artesão e disse que objetiva um trabalho em conjunto entre os poderes municipais e estaduais.

- Mesmo com o atual cenário econômico que o Rio vem passando, só posso agradecer à Setur-RJ por continuar o trabalho em busca do desenvolvimento não apenas da atividade artesanal de Nilópolis, mas de todo o estado. Podem contar com a prefeitura para a realização de ações que visem impulsionar o desenvolvimento desses profissionais e da nossa economia, consequentemente – disse a secretária.

Nesta sexta-feira (12), encerrando a primeira quinzena de maio, o programa estará, ainda, em Teresópolis para entregar a Carteira Nacional do Artesão/Trabalhador.