Carteira Nacional do Artesão é entregue pela primeira vez no Estado do Rio de Janeiro
24/03/2017 - 11h33

O documento, que reconhece a profissão de artesão, oferece benefícios importantes para o setor como a participação em feiras nacionais, internacionais e capacitação

O Rio de Janeiro será um dos primeiros estados a entregar a Carteira Nacional de Artesão/Trabalhador Manual. Após mais de uma década à espera desse documento de identificação do Governo Federal, os artesãos fluminenses poderão desfrutar dos benefícios que são fundamentais para a classe. A Secretaria de Estado de Turismo/TurisRio, através do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, iniciará na quarta-feira (29), a entrega da Carteira Nacional do Artesão. O primeiro município a receber o documento será Angra dos Reis, durante o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado.

De acordo com o IBGE, atualmente, mais de 8,5 milhões de brasileiros têm o artesanato como renda familiar, representando a atividade econômica em 78,6% dos municípios do país. Para Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo, o artesanato é um produto de grande importância dentro do setor turístico. Além de poderoso gerador de recursos e desenvolvimento regional, conquista agora o seu reconhecimento como profissão através da carteira emitida por meio do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

- O artesanato faz parte da cultura milenar dos povos. O Rio de Janeiro é extremamente forte nesse segmento. Cada uma das regiões turísticas do Estado tem características ímpares nos trabalhos produzidos. O artesão fluminense será, a partir de agora, considerado, formalmente um profissional do setor. Nosso trabalho é em prol da classe, sempre buscando impulsioná-la, promovendo o empreendedorismo – destacou o secretário.

O documento que não requer anuidades nem taxa de adesão, é emitido após o registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Com isso, o artesão além de ter uma identidade profissional, poderá participar de feiras nacionais e internacionais, oficinas e cursos.

Após iniciar em 2015 um mapeamento no Estado com o objetivo de reconhecer o artesanato como atividade econômica, com foco em ações voltadas para a geração de emprego e renda, o programa já cadastrou 7.930 artesãos. Em sua atual gestão, a ação passou por 26 municípios. Nea Mariozz, subsecretária Adjunta de Turismo e coordenadora do programa, ressalta o momento histórico para o artesanato do Rio de Janeiro.

- A atividade artesanal fluminense está passando por um período muito importante. A entrega da Carteira Nacional do Artesão representa, além da valorização do setor, uma esperança para todos eles. Com o documento, o artesão poderá investir ainda mais em seu produto através da capacitação, e no empreendedorismo, conquistando um mercado ainda maior, participando de feiras importantes em todo o país – ressaltou.

Entrega da Carteira Nacional do Artesão (PAB), aos artesãos de Angra dos Reis

Data: 29 de março (quarta-feira)

Horário: 15h

Local: CEA - Centro de Estudos Ambientais - Av. Jair Carneiro Toscano de Brito, s/n° - Praia das Chácaras – Angra dos Reis /RJ