Programa de Artesanato do Estado chega a São Gonçalo
25/07/2016 - 15h37

Após percorrer 26 municípios cadastrando mais de três mil artesãos, o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ/TurisRio), estará nos próximos dia 26 e 27 de julho, em São Gonçalo para cadastrar os artesãos locais. O programa tem como objetivo reconhecer o artesanato como atividade econômica geradora de desenvolvimento regional, com todo o seu foco voltado para a prática de ações que visam o empreendedorismo.

O cadastro, que será realizado em parceria com a Prefeitura, acontecerá das 10 às 17h, no Embaixador Social Clube, localizado na Rua Maria Fonseca, 60, bairro Porto Novo. Ainda, no início do evento, a coordenadora do programa, Nea Mariozz, ministrará uma palestra apresentando as propostas e benefícios da ação.

- A equipe do programa está animada para a ida ao município. O engajamento da prefeitura, através da Fundação de Artes de São Gonçalo, e a mobilização dos moradores, principalmente nas nossas redes sociais, são essenciais para o desenvolvimento de ações que promovam a atividade artesanal local – destacou Nea.

Para o secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, a atividade deve ser incentivada pelos representantes do turismo, já que o artesanato é um dos itens mais procurados por visitantes brasileiros e estrangeiros.

- Um artesanato de qualidade, com a classe organizada, contribui para um turismo mais sólido e profissionalizado. As peças ajudam a divulgar e a potencializar as peculiaridades de nossos atrativos junto aos mercados emissores. Outro ponto positivo do artesanato é a geração de receita regional, contribuindo para o desenvolvimento social de nossa população - ressalta o secretário Nilo Sergio Felix.

De acordo com Ronaldo Anquieta, presidente da Fundação de Artes São Gonçalo, que comemorou a parceria com o Governo do Estado, a estimativa é que sejam cadastrados 600 artesãos.

- Vemos nessa parceria com a Setur, uma oportunidade para consolidar a economia solidaria dos artesãos. Queremos com isso, implantar na cidade, ações que viabilizem o trabalho desses profissionais, como feiras e exposições – disse Ronaldo.

Segundo dados do IBGE, estima-se que em todo o país cerca de 8 milhões de pessoas vivam da economia criativa que hoje movimenta em torno de R$ 50 bilhões. É com foco nesse segmento que a atividade continua a crescer, o qual o Estado, em parcerias com prefeituras, vem reestruturando o programa em diversas regiões do território fluminense.

Cadastro

Para se cadastrar, o artesão deverá levar uma foto 3x4 e as cópias do comprovante de residência, CPF e RG. Deverá ainda apresentar três ou mais peças já produzidas e três inacabadas para a finalização no ato do cadastro, para comprovação técnica.

Serviço

Evento: Cadastramento do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro no município de São Gonçalo.

Local: Embaixador Social Clube, localizado na Rua Maria Fonseca, n° 60, bairro Porto Novo

Data: 26 e 27 de julho

Horário: 10h: Palestra de apresentação do programa, ministrada pela coordenadora, Nea Mariozz, e após, cadastramento.

17h: encerramento do cadastro