Razões para viajar neste feriadão
25/05/2016 - 16h41

Com 81% de ocupação hoteleira, interior oferece diversas atrações e lazer durante Corpus Christi

Mostra cultural, delícias da gastronomia, apresentações musicais, dança e muita animação. Estas são algumas das atrações que as cidades do interior do Estado estarão oferecendo no feriado de Corpus Christi. Com programação variada em diferentes regiões turísticas, os eventos prometem atrair grande número de visitantes para esses municípios.

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de turismo, comemora o trabalho desenvolvido em conjunto pelas secretarias municipais de turismo e Setur-RJ para o incremento do fluxo de visitantes durante os feriados.

- Nos diversos encontros realizados no interior fluminense com os gestores da atividade turística sempre destaco a importância de um calendário de eventos consistente e variado. O turista terá assim dois motivos para se deslocar para esses municípios: os atrativos turísticos e as festas programadas. Além disso, o trabalho desenvolvido pela Setur-RJ/TurisRio na distribuição de material promocional dos municípios do estado tem trazido forte retorno, com grande movimento de visitantes no interior, tanto nos finais de semana, como nos feriados prolongados.

Arraial do Cabo, por exemplo, estará realizando de 23 a 29 de maio a XXXI Marearte, tradicional mostra de cultura que tem como objetivo prestigiar os artesãos locais. O evento acontecerá na Casa de Cultura e Sala de Exposição José de Dome, com entrada franca. Fazem parte da extensa programação Coro e Orquestra Municipal, Folia de Reis Estrela do Oriente, workshop de Dança de Salão, show com a Seresta Cabista e Grupo Musical Amadeus e mostra de Cultura de Dança e Teatro.

Já em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, a atração é o Food Truck Festival que acontecerá de 26 a 29/05, na Beira-Rio, com entrada franca. No primeiro dia o festival começa às 17h e nos outros sempre às 13h. No evento o público terá além de atrações para todas as idades, cardápio variado nos diferentes food trucks que oferecerão desde hambúrguer e cachorro-quente artesanal a comida mexicana. Para as crianças haverá ainda parque recreativo e food bike de doces.

Um animado Encontro de Capoeira Regiangola é a atração de Teresópolis. Programado para o dia 29 de maio, das 9h30 às 14h15, no Clube Campestre dos Securitários (Rua Júlio Rosa, 335, bairro Tijuca), o evento oferecerá roda dos mestres, mostra de saltos, batizado das graduações, maculelê e samba de roda. Está confirmada a participação de representantes das cidades de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Araruama, Cantagalo, Itaboraí, Niterói, Rio das Ostras, Rio de Janeiro e São Gonçalo/RJ, São Paulo e São Pedro do Alto/SP e Juiz de Fora/MG.

Para os amantes da boa cozinha Rio das Ostras oferece de 23 de maio a 5 de junho, o 2º Festival Gourmet com o melhor da arte dos chefs de onze estabelecimentos da cidade. O evento tem o objetivo de atrair turistas no período de baixa temporada e inserir a população no circuito gastronômico da cidade. Durante o festival, os restaurantes apresentarão menu completo com preços até R$ 59. Participam ainda do Festival um pub e uma cafeteria.

Para quem prefere música e animação a 37ª edição da Festa do Tomate em Paty do Alferes, tem muito a oferecer. O evento acontece de 25 a 29 de maio, no Parque de Exposições Amaury Monteiro Pullig, no distrito de Avelar. Durante os cinco dias de festa, passarão pelo palco principal Regis Danese, Luan Santana, Marcos & Belutti, Filipe Ret, Fulanos e Ciclanos, Frejat, Drops 96, Karol Conka e Wesley Safadão. Haverá, ainda, exposição e concurso de qualidade do tomate, produtos agrícolas, salão da indústria e comércio, parque de diversões, eventos esportivos, praça de alimentação e galpão da cachaça. Os ingressos podem ser aquiridos pela internet ou nos pontos de venda.

Taxa de ocupação no feriado de Corpus Christi

Com média de 81% de ocupação até o momento os hotéis do interior estão preparados para receber o grande fluxo de visitantes que vai aproveitar os quatro dias do feriadão para conhecer novos destinos e aproveitar para descansar. Segundo a ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Cantagalo, município na região Caminhos da serra, e Paraty, na Costa Verde, lideram as taxas com 100% e 95%, respectivamente.

O frio está atraindo os apreciadores de baixas temperaturas, fazendo com que os hotéis da serra também sejam muito procurados. Petrópolis marca 90% de ocupação, Nova Friburgo, 85% e Teresópolis, 80%. Os estabelecimentos localizados nas Agulhas Negras também estão despertando o interesse dos viajantes. A região pontua 85% de quartos já reservados.

Já aqueles turistas que, apesar das temperaturas amenas, não dispensam a região litorânea, estão buscando, preferencialmente, Cabo Frio (80%), Búzios (75%) e Angra dos Reis (75%).