Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Henrique Eduardo Alves recebe lista de pleitos estaduais
25/05/2016 - 11h23


O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou de encontro entre os integrantes do Fornatur - Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo, em Brasília. Na ocasião, o presidente do Fornatur e secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sergio Felix, apresentou os pleitos emergenciais do segmento para o crescimento da atividade turística brasileira. O grupo aproveitou para entregar documento oficial com a lista de ações consideradas fundamentais para o desenvolvimento das atividades ligadas ao segmento.

Entre os itens, a liberação dos cassinos em território nacional, a liberação definitiva do visto para os americanos, ampliação de verbas para divulgação do destino Brasil nos mercados emissores de turistas, aumento do orçamento para a pasta, além de criação de facilidades para a ampliação no número de rotas de voos domésticos.

- Tratam-se de premissas básicas para o setor dar sequência ao trabalho que vem sendo feito. A rede hoteleira, por exemplo, fez sua parte no Rio de Janeiro. Saímos de 29 mil quartos em 2009 para 62 mil até o final de 2016. Ou seja, temos infraestrutura. Estamos preparados para receber os visitantes, mas precisamos de novas políticas públicas que nos permitam atrair um número maior de turistas. O gasto médio diário do turista internacional é de U$300. É vital para o país, para o Rio de Janeiro, a potencialização da difusão de nossos atrativos, gerando maior demanda de visitantes - explica Nilo Sergio Felix.

O Sebrae também participou do encontro, e apresentou proposta de trabalho conjunto com os estados para verificação do índice de competitividade dos municípios turísticos. Já o Ministério do Turismo fez uma exposição sobre o projeto da Casa Brasil, espaço onde serão realizadas ações de promoção do turismo do Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

O representante do Fornatur apresentou ainda dados sobre o trabalho que está sendo preparado pela Setur-RJ/TurisRio para ser apresentado durante os jogos no Rio Media Center. No local, especialmente construído para receber milhares de jornalistas que virão fazer a cobertura dos eventos, haverá apresentações culturais, musicais e gastronômicas das peculiaridades do interior fluminense e de outros estados brasileiros.

O Fornatur atua em conjunto com o Conselho Nacional do Turismo, como órgão de assessoramento ao Ministério do Turismo, na elaboração e implantação do Plano Nacional do Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do turismo brasileiro, formando o Núcleo Estratégico do Turismo, coordenado pelo MTur.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados