Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Número de turistas que chegarão de navio no carnaval cresce 85%
27/11/2015 - 12h29


Ao longo do verão, aumento será de 15% em relação à temporada anterior

Durante o Carnaval do próximo ano (de 6 a 13/2), 130 mil pessoas desembarcarão no Rio de Janeiro. O número é 85% maior em relação à festa deste ano, quando 70 mil chegaram à cidade em cruzeiros nacionais e internacionais. A quantidade de turistas reforça um recorde: somente no domingo (7/2), 11 navios atracarão no Terminal de Cruzeiros do Píer Mauá.

- O turismo de curta distância é o que mais cresce no mundo e a cidade do Rio de Janeiro recebe cerca de 6 milhões de turistas brasileiros e estrangeiros por ano. Por isso, criamos o programa Rio+3 para que essas pessoas se sintam estimuladas a conhecer cidades do interior do estado, a até três horas de viagem”, explicou o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix.

- Ao longo do verão, cerca de 565 mil pessoas deverão desembarcar de navios no Rio de Janeiro. O número é 15% maior em relação à temporada anterior, quando 490 mil turistas chegaram em cruzeiros, entre novembro e abril. Nesse período serão 109 atracações, sendo 28 de cruzeiros internacionais, de acordo com o Terminal de Cruzeiros do Píer Mauá.

Verão intenso

Segundo o gerente de Operações do Píer Mauá, Alexandre Gomes, os navios costumam pernoitar na cidade. Assim, os turistas aproveitam para conhecer pontos turísticos tradicionais como Pão de Açúcar, Cristo Redentor e a praia de Copacabana, e a noite carioca, na Lapa.

Para Gomes, os grandes eventos na capital têm atraído cada vez mais visitantes para conhecerem o Rio de Janeiro. Além disso, uma parcela dos turistas aproveita o pernoite para passear pelas cidades do interior.

- O turista está interessado em viver a cidade e ver as mudanças pelas quais ela passa, com obras na região portuária e novos museus ao lado de monumentos históricos. Também temos observado uma movimentação de passageiros para cidades serranas, litorâneas e históricas - afirmou o gerente de Operações.

Cálculos da Associação Brasileira dos Operadores de Turismo Receptivo Internacional (BITO), apontam uma injeção de US$ 169 milhões em cinco meses.

Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados