Conselho Estadual de Turismo se reúne na Fecomércio
02/09/2015 - 17h55

Encontro promovido por secretário de Estado de Turismo reuniu 35 representantes de entidades ligadas ao trade

A nova categorização designada pelo Ministério do Turismo para os municípios brasileiros foi um dos temas apresentados por Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo, durante a reunião do Conselho Estadual de Turismo realizada na manhã desta quarta-feira, 2/09, na sede da Fecomércio, no Flamengo. Na ocasião, 35 representantes de entidades ligadas ao turismo tiveram a oportunidade de conhecer os principais projetos e ações desenvolvidas pela Setur-RJ/TurisRio.

O secretário, e também presidente do Conselho, falou sobre os principais projetos já colocados em prática nos oito meses de sua gestão, como os Fóruns Regionais de Fortalecimento do Turismo, placas de Sinalização de Valorização Turística e as obras do Prodetur.

- O trabalho desenvolvido pela Setur-RJ/TurisRio neste início de gestão é uma prévia do que planejamos fazer ao longo dos próximos anos. Apesar de poucos recursos, temos conseguido desenvolver diversas ações e participar de eventos em parceria, além de projetos que nos exigem pouco custeio, mas que tem sido fundamentais para o desenvolvimento do turismo no interior do Estado, como os Fóruns Regionais. Nesse curto tempo de gestão já percorremos dez regiões turísticas, atingindo 85 municípios.

Durante o encontro Paulo Senise, Presidente da TurisRio, falou sobre a importância da Clipper Race, considerada a mais longa competição de vela. São 40.000 milhas divididas em oito etapas, sendo que o Rio de Janeiro será a primeira parada do grupo. Senise destacou a importância do evento, ressaltando que a regata movimentará mais de 3 mil pessoas. - A Clipper Race nos permitirá estar em canais de comunicação que ainda não tínhamos alcançado. Durante um ano a BBC transmitirá ao vivo a regata, resultando numa mídia de extrema importância para o Rio de Janeiro. Além disso, todos os velejadores se comunicam nas redes sociais, gerando milhares de mensagens sobre o nosso destino.

Em seguida, Paulo Senise convidou todos os conselheiros a recepcionar as equipes da Clipper Race que vão chegar ao Rio, na Marina da Glória, no próximo dia 26. Na ocasião, será formada uma equipe de velejadores de representantes do Conselho para participar de uma regata simulada na Baía de Guanabara. Além destas ações, o Conselho ainda presenciou apresentações do secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, falando sobre ações e projetos voltados para as Olimpíadas, e do Rio Galeão, explanando sobre as obras de infra-estrutura e melhorias no Aeroporto Internacional. O Conselho Estadual de Turismo se reúne periodicamente para mostrar os projetos que estão sendo realizados pelos agentes públicos e privados. Esse encontro é de fundamental importância na aproximação dos órgãos e na união de esforços para o desenvolvimento sustentável do turismo no Estado do Rio de Janeiro.