Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Notícia  
Setur-RJ/TurisRio realizam Fórum de Fortalecimento do Turismo para o interior
30/06/2015 - 18h16


Secretário Nilo Sergio Felix apresenta projetos na região Caminhos Coloniais

O 7° Fórum de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro foi realizado no município de Três Rios, na região turística Caminhos Coloniais. A proposta do Governo do Estado é fomentar o turismo fora do eixo metropolitano, e potencializar as atividades e equipamentos nestas regiões. João Marcos Gomes de Pinho, Secretário de Cultura e Turismo da região recebeu as equipes da Secretária de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e da TurisRio para o evento. Ele ressaltou a importância da presença do secretário e do que foi apresentado pela equipe.

- É a primeira vez que um Secretário de Estado vem ao município e ficamos mais felizes ainda por ver a apresentação dos projetos da Secretária de forma tão clara, direta e objetiva. Estamos muito satisfeitos com as propostas apresentadas e com a aproximação da equipe técnica do Estado. Nosso município tem potencial turístico, e junto com a Secretaria podemos fazer um excelente trabalho em prol do desenvolvimento desta atividade.

O secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix falou dos projetos que estão sendo realizados pela Setur/TurisRio e da importância de promover o interior, principalmente na época das Olimpíadas, onde será possível mostrar aos turistas que em até 3 horas pode-se conhecer muito mais do Rio.

- O turismo que mais cresce é o de curta distância e queremos ampliar isso para o interior do Rio de Janeiro. Nossas campanhas estão focadas nisto. Estamos trabalhando em parceria com as prefeituras e com os empresários do setor para fortalecer e ampliar o fluxo de visitantes, além de fazer do interior uma base de apoio poderosa para os jogos de 2016.

O secretário afirmou também que dos 6 milhões de turistas que vem ao Brasil, 34% se direcionam ao Rio e por isso é importante apresentar a eles as belezas e atrativos dos municípios do interior. O Presidente da TurisRio, Paulo Senise, lembrou que a região de Caminhos Coloniais é bastante aproveitada para o turismo de aventura e que o mercado internacional dessa atividade é bastante amplo.

- O rafting é uma atividade que atrai muito aos jovens turistas e essa região é ideal para isso. O que precisamos é dar uma dimensão maior a esta atividade, divulgando o roteiro no Rio e nas feiras nacionais e internacionais em que participamos.

Além da Setur e TurisRio, foram ouvidos representantes da Comissão de Turismo da Alerj e do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas. Após as apresentações, foi aberto o debate com representantes dos municípios da região, do trade turístico e empresários para expor sugestões e projetos.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados