Turismo é tema de seminário na Costa do Sol
21/05/2015 - 17h52

Representantes do trade turístico da Costa do Sol – que reúne os municípios da Região dos Lagos – lotaram o Cine Bardot, em Búzios, nesta quinta-feira, em seminário organizado pela Secretaria Estadual de Turismo/TurisRio. A proposta do estado é fomentar o turismo regional, ampliando o diálogo entre poder público e empresários do setor. Durante o encontro, o secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, frisou a importância dos investimentos em qualificação profissional da mão de obra local.

De acordo com o secretário, o interior deve se preparar para o aumento no fluxo de turistas estrangeiros. Nilo Sergio Felix citou a participação no Rock in Rio, como uma das ferramentas utilizadas para divulgar as cidades fluminenses entre os operadores e agentes internacionais de viagem.

- Estamos empenhados em levar os nomes e as peculiaridades turísticas das cidades do interior do Rio para o mercado internacional. Só em Las Vegas, mais de 160 profissionais de viagem assistiram a palestras e visitaram nossa loja, instalada na Rock Street. Além disso, o Rio está presente nas grandes feiras de turismo mundo a fora, a fim de atrair e vender o estado do Rio como destino para estrangeiros – explicou o secretário de estado de Turismo.

A notícia foi bem recebida pelo secretário de Turismo de Búzios, José Marcio Moreira dos Santos, que disse acreditar no fortalecimento do setor a partir da proposta do Estado, de integrar o diálogo. Para José Márcio, este é o momento de se especializar para “colher frutos” gerados também com a divulgação em torno de grandes eventos como as Olimpíadas.

O encontro, dividido em duas partes, teve a participação também do Presidente da TurisRio, Paulo Senise. Na parte da manhã foram apresentados projetos da Setur-RJ e TurisRio para os próximos anos e diversas sugestões para a potencialização do turismo regional. Em seguida representantes de diversas instituições e órgãos de importância para o desenvolvimento da atividade turística, tais como Inea – Instituto Estadual do Ambiente, Comissão de Turismo da Alerj, Bptur – Batalhão de Policiamento em áreas Turísticas e Deat – Delegacia Especial de Apoio ao Turismo, fizeram exposições, e apresentaram sugestões em suas áreas para o desenvolvimento da Costa do Sol.

Outra boa notícia foi o anúncio do INEA, sobre AA ações já em curso para a organização dos estacionamentos nas praias de toda a região. Segundo o secretário Nilo Sergio Felix, este trabalho é fundamental para a ordem pública local. Segundo o secretário, a ação influencia também na qualificação e fiscalização dos serviços e produtos oferecidos nas praias.